top of page
  • Foto do escritorDr. med. Lidia Poppe

Doutorado médico na Alemanha

Atualizado: 8 de mai. de 2023

Doutorado na Alemanha é bem diferente do estilo de Doutorado brasileiro. Por exemplo, não existem "disciplinas" e as notas não são numéricas, antes "cum laude", "magna cum laude" ou "summa cum laude".


Também não tem prova. Basta desenvolver a tese. Ah, e, geralmente, não tem bolsa, mas vc pode vir com uma bolsa brasileira - Ciência sem Fronteiras ou pelo DAAD.


E se não tiver Doutorado não pode ser chamado de "Doutor", hein?! O negócio é levado a sério e o título passa a fazer parte do seu nome oficialmente!



Doutorado: diferentes portas de entrada


1. Doutorado Integral na Alemanha pelo Programa Ciência sem Fronteiras ou pelo DAAD.

Nesse caso, você pode ficar de 1 a 3 anos na Alemanha fazendo pesquisa em determinada área, sendo o orientador também alemão. Há financiamento de cerca 1.000 Euros por mês. É necessário escrever relatórios parciais e seu visto é de "estudante doutorando". Ao final, você pode defender a tese em alemão.

Não necessariamente precisa ter Mestrado. Sendo formado em Medicina, já pode se inscrever.


2. Doutorado sanduíche com estágio na Alemanha (por exemplo, pelo DAAD)

Aqui você estaria participando de um programa de Doutorado em Universidade brasileira e teria a oportunidade de ficar, por exemplo, de 6 a 12 meses fazendo parte dos experimentos na Alemanha. Depois desse período, voltaria para o Brasil para defender a tese. O orientador não necessariamente precisa ser alemão. Na maioria dos programas brasileiros, precisa-se de Mestrado, mas a nova tendência é que também se possa entrar diretamente no Doutorado (como no Incor, por exemplo).


3. Doutorado experimental ou não, sem financiamento.

Nessa situação, você não tem financiamento, mas pode fazer o doutorado "ao seu tempo" - mais rápido ou mais devagar, sem tempo pré-determinado. É como a maioria dos alemães, sendo que eles podem iniciar os experimentos ainda na Graduacão.

Dependendo do programa, também pode defender a tese em inglês ou em português. Melhor esclarecer isso logo no momento em que for se inscrever.

No meu caso, particularmente, queria terminar o mais rápido possível apesar de querer fazer um Doutorado Experimental (facilita o reconhecimento do Doutorado pelas Universidades no Brasil). Fiz na Universitätsklinikum Würzburg, na Dermatologia (dá pra ver online se vc digitar "Lidia Marilia Frey Doktorarbeit"- Frey era meu sobrenome na época - no Google, aparece logo o arquivo em PDF).

A chefe do Departamento em 2007 era super tranquila e foi minha orientadora. Fiz os experimentos, estatística dos resultados e primeira versão da tese em 6 meses. Mas optei por fazer sem bolsa para não ficar atrelada a um tempo fixo (já que queria terminar mais cedo). Além disso, naquela época não tinha uma bolsa de Doutorado que se encaixasse na minha situação (residência fixa na Alemanha, graduada no Brasil Doutorado integral na Alemanha). Pude começar a Residência logo depois dos 6 meses, também no Departamento de Dermatologia.


Ou seja: fiz meu Doutorado sem financiamento, no entanto, pude terminar rápido e entrei logo no Programa de residência.


Ajuda bastante você ter algum contato de algum Professor/ Pesquisador por aqui. Se não, há plataformas que listam temas para Doutorados e grupos que aceitam pesquisadores estrangeiros - financiados ou não. Olha na Intenet, dependendo da Universidade que vc quer eles também deixam essa lista online. Procura no "Dekanat" (Reitoria da Universidade).

Além disso, aqui não há "aulas" durante o Doutorado como no Brasil. Ou seja, vai aprendendo as técnicas, vai se virando na estatística, etc. Claro que eles oferecem ajuda e consultoria, mas não há disciplinas específicas com esses temas.


Precisa de mestrado?


Na Alemanha não tem Mestrado para médicos. Geralmente, eles começam a tese já na faculdade, principalmente se for experimental, mas entregar a tese e apresentá-la só depois de formado. Ou seja, a graduação é pré-requisito para o Doutorado. E só.


Você também pode começar com o Doutorado e depois entrar num programa de Residência (na verdade, essa é a via clássica...).


Dependendo do tema ou do departamento que vc tenha interesse, eles te oferecem um tema. Ou seja, não precisa quebrar a cabeça pra levar um projeto semi-pronto. O mais importante são os contatos, principalmente o orientador.


Doutorado também é bem descomplicado: não tem "disciplinas" como no Brasil, nem tempo determinado. Isso significa que vc fica meio "sozinha"; vc determina o tempo e a velocidade em que desenvolve seu projeto. Eu terminei o meu (experimentos, estatística, tese) em seis meses, mas foi dedicação exclusiva, sem bolsa (exatamente pq queria terminar o quanto antes. Com bolsa fica meio que "atrelado" a um tempo mínimo).


Por sinal, praticamente não existe "Bolsa de Doutorado" aqui. Geralmente quem tem bolsa vem de fora. Você pode também simplesmente "na cara de pau" pedir um doutorado. Via de regra todo departamento tem uns temas engavetados para oferecer como tese de doutorado.

A respeito do Doutorado, mais detalhes:


  • Na Alemanha, pode apenas com a graduação já escrever sua tese de doutorado. Praticamente não existe Mestrado para médicos (para biólogos, farmacêuticos, sim, mas para médicos não).

  • Aqui não há "parte teórica" do Doutorado; entra direto na parte prática, experimentos, estatística etc. E não é atrelado a outros programas da faculdade; ou seja, vc fica bastante sozinho, o que por um lado te dá a facilidade de imprimir a velocidade que você quiser (no meu caso, seis meses no total), mas ao mesmo tempo precisa entender que quase tudo depende de você. Menos o tema: geralmente, em todo departamento eles podem te oferecer algum tema para doutorado.

  • Você também pode vir com bolsa brasileira de doutorado (DAAD, Capes/Ciência sem Fronteiras).


Espero que esse artigo tenha ajudado você!

Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.





19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page