top of page
  • Foto do escritorDr. med. Lidia Poppe

Custo de vida para doutorandos de medicina na Alemanha sem bolsa

Atualizado: 8 de mai. de 2023

Respondendo leitores:

Não me importaria em ficar 5 anos fazendo residência. Só tenho medo de não conseguir mesmo, porque o processo é longo por si só, e eu preciso aprender a língua, o que me custariam pelo menos dois anos, acredito eu.

Você demorou muito tempo pra conseguir os documentos pra ir pra Alemanha? E qual o custo mais ou menos do seu Doutorado?

Eu entendo seu ponto. Mas pense que você provavelmente vai se candidatar em mais de 10 lugares diferentes, entendeu? Persistência aqui geralmente se paga!

Como eles estão pedindo nível C1 para residentes, acho que pelo menos um ano e meio de curso intensivo seria razoável de se calcular.

Não, os documentos saíram rapidinho, principalmente porque já durante a graduação eu me informei sobre o que precisava... Então ao me formar tinha os documentos para Austrália, Alemanha e Portugal (Plano C hihihi, mas nunca precisei) juntos, e isso facilitou demais minha vida.

Gastava uns mil euros por mês na época do doutorado, entre aluguel, supermercado, trem, seguro de saúde, etc. Mas tinha economizado uma grana legal na Australia, então foi ok.

Fiz os experimentos e escrevi o doutorado em seis meses, mas foi dedicação exclusiva de 6 às 18 horas, cinco vezes por semana. Escrevi em alemão.

Quando entreguei a primeira versão, recebi o convite da chefe do departamento, minha orientadora do doutorado também, para adentrar no programa de residência médica. E lá fiquei 7 anos...

Tirei duas licenças na residência por conta dos meus dois filhinhos, tem esse detalhe.

Agora compramos um consultório numa cidade de serra (meu marido também é dermato) e estamos super felizes :)

As bolsas tanto do DAAD como do Ciência sem Fronteiras também pagam mais ou menos mil euros por mês. Não dá pra ficar rico, mas dá pra segurar as pontas. Pra vc ter uma ideia, como residente você recebe no primeiro ano entre 2500 a 2800 euros (sem plantões, e aqui não tem 13° para médicos).


A cada ano o salário de residente aumenta um pouquinho. Com plantões, pode chegar no último ano a 3.500 - 4.000* euros por mês.

Então pensa bem :)

Abraço!


* Vale lembrar que esse texto é antigo e os valores podem ter mudado.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page