Residência passo a passo

Olá, eu estou no 5º ano do curso de medicina e estou interessada em fazer residência na Alemanha ou mestrado. Gostaria de saber se você tem contatos com professores de universidades e como é o processo para revalidação de diploma e aplicação para residência e quanto tempo em média dura o processo.

 

Legal você já estar se informando agora!

 

Seguinte: na Alemanha não tem Mestrado.  Tem Residência e Doutorado, apenas (olha o link no blog: https://medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/doutorado-na-alemanha-em-detalhes/precisa-de-mestrado/). Mestrado não existe na Medicina, só em outras áreas, como Biologia, por exemplo.

 

Você não especificou exatamente qual sua área de interesse... como dermatologista, tenho obviamente mais contatos na área de Dermato. 

 

Sobre revalidação de diploma há um post bem detalhado no Blog, olha o link: https://medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/blog/revalidacao-de-diploma-e-residência-medica/

Basicamente, precisa do diploma, programa de disciplinas e histórico. Obviamente, também precisa de um contrato certo para dar entrada, além do alemão nível C1.

 

Quanto a entrar na residência, primeiro e imprescindível é ter o nível C1 de alemão. Depois você envia seu currículo para o departamento que deseja, e espera ser convocada para uma entrevista. Se for selecionada, recebe o contrato e pode dar entrada no pedido de autorização para clinicar (mesmos documentos da revalidação, vc faz os dois paralelamente). Ou seuja, não há prova.

 

Você ainda perguntou quanto tempo dura o processo... mas qual?

 

De posse de todos os documentos (além dos citados anteriormente, cada departamento ainda te dá uma lista de outras coisas que eles precisam), a revalidação dura, em média, dois anos (pq na maioria dos casos tem que fazer uma prova de revalidação). 

No entanto, para receber a autorização como médico, bastam 6-8 semanas.

 

Tudo de bom!

 

No mais, se puder ajudar é só dar o toque!

Boa sorte!

Lídia