E se eu já souber ALEMÃO? Qual o próximo passo?

Olá Lídia, tudo bem?

Estou escrevendo para te perguntar algumas coisas que não ficaram claras pra mim depois de ter algumas coisas no blog. Na verdade, são informações que eu irei passar para a minha cunhada, pois ela é a interessada!! 

Bem, ela é médica, Ginecologista e obstetra aqui no Brasil, formada já faz alguns anos (acho que começo dos anos 2000) e quer ir morar na Alemanha. Possui cidadania alemã e alemão fluente, mas nenhum certificado oficial (creio eu).

Pelo que eu entendi, tem que traduzir o diploma e o histórico da faculdade para a revalidação.

Daí por diante é que eu não sei mais. Depois disso, aonde deve-se dar entrada?

Muito obrigado!

 

Oi!

 

Legal você estar ajudando sua cunhada!

 

Seguinte, se ela já sabe alemão fluente isso já é meio caminho andado.

De qualquer forma, vou listar os "próximos passos":

 

* Fazer um teste de Proficiência em alemão (TELC, TestDaf, Goethe, por exemplo, para confirmar o nível C1 ou C2);

* Dar entrada no Blue Card (para visto de trabalho) ela não precisa, já que ela tem cidadania alemã...

* Lembre-se de que a residência médica realizada no Brasil provavelmente não será reconhecida aqui; ou seja, ela precisaria repetir. Isso duraria entre 5 e 6 anos para Gineco-Obstetrícia. Não tem prova, antes, análise de currículo (duas ou três páginas, no máximo! Tabelar) e entrevista. Se ela já tem tanta experiência assim, pode ser uma boa candidata.

* Escolha para onde quer ir (qual cidade? qual hospital? ou prefere consultório?) e mande a papelada. Sempre sugiro que a pessoa faça um estágio como ouvinte no local que deseja ir, já que sendo conhecido aumentam as chances de ser selecionado. Esse estágio "sem compromisso" pode ser agendado por email (olha no site do hospital o email da secretária do chefe).

* Em posse do contrato, você pode dar entrada na autorização regional para clinicar (Sondererlaubnis nach Paragraph 10 der BÄO). 

* Depois de 18-24 meses em quase todos os Estados alemães, com exceção da Bavaria, precisa fazer um prova de equivalência (Gleichwertigkeitsprüfung), que consta de Cirurgia, Clínica e outras matérias menores. Não é tão difícil, é mais para cortar os "sem noção".

* Passando, ela recebe a "Approbation", uma autorização nacional para clinicar como médica.

* Ela também pode começar pelo Doutorado, se quiser. Olha no Link sobre Doutorado no site: https://medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/blog/doutorado-na-alemanha-em-detalhes/

 

Pronto. Espero que tenha ajudado. Precisando, estamos aí!

 

Abraço, Lídia