top of page
  • Foto do escritorDr. med. Lidia Poppe

Internato para médicos brasileiros na Alemanha

Atualizado: 8 de mai. de 2023

Internato para médicos brasileiros na Alemanha não é especialidade do Blog, nem nosso ponto principal. Mas talvez a gente possa te ajudar com informações gerais.



Respondendo leitores:

Precisa falar alemão?


Sou estudante de medicina do 10º semestre. Fiz Ciência sem Fronteiras por 1 ano na Holanda (apenas falando inglês), mas acho a Alemanha um país mais legal de morar. Além disso, meu namorado, que se forma em engenharia mecânica ano que vem, também quer morar na Alemanha.Estou com dúvidas em relação a estágios. Minha ideia é tentar ir para a Alemanha durante meu mês de optativo no Internato, provavelmente em Nordrhein-Westfalen. O problema é que eu recém comecei o curso de alemão. Falo inglês fluentemente, tenho 8 no IELTS, e não teria problema algum de estagiar se o exigido fosse inglês, mas será que isso é possível? Com muita sorte, até fazer o optativo, estarei cursando B1.1, mas eu quero demais ir e sei que conta muito ter estagiado no local. Minha ideia é fazer em anestesiologia. Então, resumindo, gostaria de te perguntar o que tu sabe sobre isso e se tenho chance de estagiar em um lugar bom e aprender os assuntos, mesmo não dominando ainda o alemão. Muito obrigada!!


Menina, você tá bem, 8 no IELTS?! Wow!

Já dava pra ir pra Australia ;)

Bom, se tem facilidade com idiomas, e se sabe inglês bem assim, pro alemão vai ser um pulo! Li seu email umas três vezes e aqui vai minha opinião:

  • Venha fazer um estágio sim. Mesmo como ouvinte. Mesmo sem saber direito alemão. Quando chegar, se matricula num curso local de alemão "Deutsch als Fremdsprache" e faz um intensivo. Assim, chega facinho no nível pelo menos B2, quem sabe C1. Os cursos não são baratos, custam mais ou menos 300 euros por mês, mas eu fiz assim em Berlim e valeu muito a pena. Ás vezes eles oferecem também o curso alemão para médicos. Se puder cursar um desses vale muito a pena também.

  • Em NRW há várias universidades excelentes em Anestesio: Münster, Essen, Düsseldorf... e outros hospitais muito bons como Helios, Vivantes, em Köln, Dortmund, Duisburg, Bochum, enfim, muitas possibilidades! Anestesio é muito aberta a estrangeiros.

  • Veja se há algum programa de intercâmbio ou de convênio da sua universidade com as universidades de lá. Se não, vai na cara e coragem e envia um email pra secretária do chefe perguntando se pode estagiar.

  • Pro seu namorado também é muito negócio, porque a engenharia mecânica aqui continua em expansão e aceita muito bem profissionais qualificados do estrangeiro. Combinação ótima!

Resumo: venha, aprenda alemão aqui e veja se é a sua! :)

Abraço e boa sorte!


POR ONDE COMEÇAR?

Estou muito interessada em fazer internato ou especialização na Alemanha. Estou no 5° período, mas sei que preciso providenciar isso o quanto antes. Não falo alemão, nem fiz intercâmbio ainda, mas queria fazer o internato fora do país porque não quero perder um ano de faculdade e penso em poder aproveitar e fazer o internato na Alemanha. O que você me aconselha? Devo fazer um intercâmbio para ficar "mais fácil" depois ou existe possibilidade de estagiar e aproveitar meus 2 anos de internato na Alemanha?

Bom, primeiro tenho que te dizer que Internato e Especialização são beeeem diferentes quanto à forma de se conseguir.

  • Internato: não precisa falar alemão para vir. Inicialmente, o ideal seria ver na sua faculdade se há algum programa de intercâmbio oficial ou se algum professor teria contato direto aqui na Alemanha. E você precisa da autorização da sua universidade, obviamente, para ficar. Mas, geralmente, se você tiver sido aceita (aqui precisa falar com o setor de estudantes estrangeiros da Universidade em questão). Nesse caso, se tiver bolsa, ótimo. Se não, os custos ficam com você. Ponto positivo: contatos no internato abrem portas para a residência e/ou doutorado, e você pode aprender alemão paralelamente.

  • Especialização: imprescindível ter nível C1. Sem isso, fica tudo mais complicado. Não há prova, antes, análise de currículo e entrevista. Claro, se tiver feito pelo menos parte do Internato na Alemanha isso já te ajuda bastante e é visto como grande vantagem. E nível C1 é mínimo... pense assim: você precisa ser pelo menos tão bom como os alemães, principalmente nas mais concorridas.

Um estágio mesmo como ouvinte sempre ajuda.

Espero que tenha ajudado...

Abraço e boa sorte.


Hospitais que aceitam eletivo na Alemanha


Sou estudante de medicina do 8º semestre e gostaria de saber, se possível, claro, em que outros estados alemães a revalidação por equivalência de diplomas é possível. No momento, penso em fazer Dermatologia ou seguir para a Clínica Médica, ainda não me decidi, mas Dermato tem se mostrado uma opção mais viável, apesar de mais concorrida... Por acaso você teria recomendações de hospitais que aceitam estagiários na Dermato no período do Internato?

Sobre suas perguntas:

  • Clínica Médica é bem, bem menos concorrido que Dermato. Mas, se realmente quer Dermato, então tente começar por ela. Tenho amigas brasileiras que começaram na Clínica querendo Dermato e depois se arrependeram, porque o estilo de vida muda e nem sempre você tem "saco" de ficar mais cinco anos em uma nova Residência...

  • Conheço sim alguns hospitais que aceitam eletivo na época do Internato: por exemplo, LMU (Munique), Charité (Belrin), WWM (Münster), Universitätsklinikum Würzburg, entre outras. Importante é que entre em contato com a secretária do chefe perguntando pelo estágio (aqui não é necessário ter alemão nível C1, mas pra vc ter mais chances depois seria bom já ter um nível legal, pelo menos pra se comunicar no básico), e no gatilho ter currículo e histórico para enviar, se pedirem.

  • De qualquer forma, perguntaria na coordenação do seu curso de Medicina se eles têm algum convênio com alguma universidade alemã. Às vezes não existem programas oficiais, mas alguns professores têm bons contatos aqui, e isso, obviamente, também ajuda.

Bom, espero que tenha ajudado!

Qualquer coisa, estamos aí!





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page