top of page
  • Foto do escritorDr. med. Lidia Poppe

Documentos necessários para Doutorado Médico na Alemanha

Atualizado: 8 de mai. de 2023


Existem muitos caminhos e documentos necessários para trabalhar como médico na Alemanha.


Primeiro, você pode como porta de entrada para a Residência Médica começar com um Doutorado na Alemanha.


O mais importante é definir se vc quer ir com ou sem bolsa de Doutorado do Brasil. Porque se sim, você tem que ficar antenado nos editais dos programas de Doutorado do DAAD e do Ciências sem Fronteiras. Por outro lado, se vc quer fazer sem bolsa mesmo, pode entrar diretamente em contato com o chefe do departamento onde pretende fazer o Doutorado e perguntar se ele teria alguma tese em "oferta". Geralmente eles têm.

Melhor ainda seria se viesse fazer um estágio no departamento que deseja se candidatar e então perguntar pela possibilidade de um Doutorado.

Cada universidade tem critérios quanto a quais documentos são necessários para aceitação dos doutorandos. Na minha, onde fiz Residência e Doutorado em Dermatologia, Universitätsklinikum Würzburg, eles pediam Certificado de Conclusão do Segundo Grau, Diploma de médico, Histórico da Faculdade e Carta Aceite do Departamento - obviamente, tudo traduzido para o alemão por tradutor juramentado.


Você pega um contato aqui, se inscreve na universidade como doutorando e faz a pesquisa e escreve a tese, depois defende. Ou seja, depende de quão rápido você e seu orientador são. Por isso terminei o meu em 6 meses. Mas tem gente que faz por 3 anos e ainda não terminou.


Tem que escrever e defender em alemão. Não tem disciplinas no doutorado, como no Brasil, você faz tudo sozinho. não tem nada de internato, nada de rodar em departamentos não. É pura pesquisa.


Aqui só é doutor quem tem doutorado, é um título adicionado ao nome. É levado muito a sério (não é como no Brasil). Se você não tiver doutorado e alguém te chamar de doutor, você tem que corrigir e dizer: não, não sou dr., sou sr. fulano de tal.

Na bolsa de residência de 3 mil paga-se imposto sim. No fim você recebe líquido inicial sem plantões (primeiros 3 meses não tem plantões) 2200 euros. Detalhe: você é exclusivo como residente, não pode trabalhar nem dar plantão extra. Quer dizer, poder até pode, mas precisa de autorização da universidade.












Esses documentos foram avaliados por uma comissão, e então recebi um contrato de doutoranda com a universidade (sem data para terminar, por sinal).

Outra observação é que sua universidade no Brasil (caso tenha uma) não precisa ter convênio algum com o departamento daqui.

São 5-6 anos de Residência.



Certificação de idiomas - Alemão ou Inglês


Para médicos, o nível mínimo exigido é o C1.

Testes de institutos como Goethe, Inlingua, VHS, geralmente são reconhecidos automaticamente. Mas, às vezes eles exigem uma prova específica que comprove o nível de alemão.

O TestDaf é universal. O OnDaF (versão online do TestDaF) e também tem sido bem aceito, mas não garantimos que aconteça em todas as situações.

IMPORTANTE - Alguns Estados pedem um teste de língua extra para profissionais da área de saúde, sendo que médicos precisam atingir o nível C1 também. O TELC é um deles.



Blue card: porta de entrada para médicos na Alemanha


Blue Card – o que é?

A Alemanha precisa de médicos, engenheiros, enfermeiros, biólogos – como vários outros países. Para atrair esses profissionais, procurou facilitar a vida e criar medidas que ajudassem essas pessoas com os (infelizmente muitos) processos burocráticos para se tirar um visto de trabalho.

Então nasceu o "Blue Card“, instituído na Alemanha e válido para toda Europa. O Governo da Alemanha desenvolveu esse "Blue Card“ para mão-de-obra qualificada e colocou a medida desde 1° de agosto de 2012 em vigor.

Candidatando-se para o "Blue Card“, o cidadão que faz ou não parte da União Europeia (EU) recebe um visto de trabalho, autorização para trazer consigo cônjuge e filhos, e isso por quatro anos. Nesse período, ele pode trabalhar e garantir o sustento, além da adaptação à nova realidade.

Obviamente, há requisitos a serem cumpridos. O mais importante e mais difícil deles é saber falar, escrever e ouvir alemão pelo menos em nível intermediário (B1) e provar isso, quer seja com o TestOnDaf (teste online de alemão para estrangeiros), ou com certificado do Instituto Goethe, ou um curso específico para médicos. A faculdade e a especialização, se realizados fora da UE, passam por um processo de reconhecimento. Aqui há uma boa e má notícia para os brasileiros: geralmente, a faculdade de Medicina é reconhecida, as especialidades, no entanto, quase sempre não.

O outro requisito é que se tenha um contrato de emprego em vista ou concreto. Isso às vezes também atrapalha, porque áreas concorridas entre os alemães, como pediatria, dermatologia, endocrinologia, não necessariamente liberam vagas tão facilmente.

Não há prova de residência médica. O lance é entrevista e análise de currículo. Todavia, por que alguém contrataria você e não um alemão nativo com as mesmas qualificações e sem a barreira do idioma? Por isso não é de mau tom vir anteriormente aqui, participar de um estágio como ouvinte, não-remunerado, antes de se candidatar, ou mesmo fazer o Doutorado com uma bolsa do Ciência sem Fronteiras ou DAAD, por exemplo. Na Alemanha, os médicos não precisam fazer Mestrado, podem partir direto para o Doutorado.

Supondo que, digamos, a pessoa não tem a menor noção de alemão, mas é craque no inglês e quer vir "na louca“. Pode também. Sim, o governo te libera 6 meses para procurar emprego e aprender alemão aqui. Entretanto, a pessoa precisa provar que tem meios financeiros de se manter esse tempo sem auxílio governamental.

Os jornais noticiam, porém, que o "Blue Card“ tem sido um grande fiasco. Ninguém praticamente ouviu falar dele – eu, particularmente, não conheço ninguém na minha área que tenha. A maior parte deles foi recebido por estrangeiros que já moravam na Alemanha, e só 30% foi remetido a estrangeiros fora do país – ou seja, 70% da mão-de-obra já estava empregada na Alemanha, não alterando em grande parte a quantidade de novos empregos.

Além disso, os salários têm que ser de, pelo menos, 46.400 Euros ao ano (bruto), ou para áreas em grande necessidade, como médicos e engenheiros, 36.200 Euros ao ano (bruto). A maioria das pessoas que pediram e conseguiram o "Blue Card“ são da Rússia, China, Índia e Síria.

Ou seja: brasileiros interessados, entrem em contato! Há uma Hotline em inglês e alemão para perguntas e respostas – olha os números nesse link:

Há também um "quick-check“ sobre o que fazer em cada situação. Olhem nesse link (em alemão):

Por sinal, pela tão rara procura, estão pensando em cancelar esse benefício, que facilita bastante a vida de todos.

Aproveitem essa facilidade – na minha época (2007) não existia!

Links úteis:

O que é Blue card:

Página em inglês:

Quick-check:

Trabalhar na Alemanha/visto de trabalho:

Arquivo em PDF sobre trabalhar na Alemanha:

Informações gerais para médicos:

Reconhecimento de diploma para médicos:

Notícias:






bottom of page