Cidadania européia ajuda a validar diploma médico na Europa?
- Dr. med. Lidia Poppe

- 27 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de mai. de 2023
Ter a cidadania europeia facilita muito fazer a residência na Europa, pq minha avó é Italiana, tendo cidadania Italiana posso fazer residência em qualquer canto da União Européia ???

Em parte, ter a cidadania europeia facilita sim. Porque existem praticamente duas categorias de estrangeiros: os pertencentes aos outros países da União Europeia (UE), e os não pertencentes à UE. Com o passaporte europeu, você tem os privilégios da primeira categoria, e facilita a autorização pelo Blue Card (Blog -> Blue Card para maiores detalhes).
No entanto, mesmo com a cidadania italiana, eles analisam se a universidade onde você fez Medicina tem o programa de disciplinas compatível com o local onde você quer clinicar. O ideal e menos burocrático, obviamente, seria ter a cidadania e cursar a faculdade na Europa, aí sim, praticamente você sai da faculdade e poderia, teoricamente, atuar em qualquer país.
Mas, se a faculdade de Medicina foi cursada no Brasil, vai pelo mesmo processo de revalidação de alguém que não é da UE, só que com um pouco menos de burocracia por conta do visto de trabalho que, praticamente, já fica garantido a você.
Boa sorte!
Cidadania alemã ajuda?
Olá, tudo bem? Vi seu e-mail num blog onde você explicava um pouco sobre o seu processo de entrada na Alemanha como médica.
Sou estudante de Medicina, estou no 9º período e me formo em janeiro de 2017. Ultimamente tenho pensado em ir para a Alemanha e tentar residência por aí. Ainda não tenho certeza da especialidade que devo seguir, mas estou mais inclinada para GO, dermato ou endocrino. Estou estudando alemão há 1 ano e meio, que foi quando comecei a pensar em ir para fora, ainda estou num nível fraco do alemão acredito, mas pretendo terminar a faculdade pelo menos com um B2.
Como é o processo de revalidação do diploma aí? Vi que vc comentou mais sobre o processo na Bavaria e é bem onde eu penso mais em ir, gostei muito dessa região e minha irmã morou aí por 3 anos. Penso talvez em ir pra Munique, pois minha Universidade tem um esquema de parceria com uma universidade de lá, quero ver se consigo alguma indicação com isso.
O que vc me diz sobre isso? Tem mais alguma dica para mim? Tenho cidadania alemã, isso me ajuda em alguma coisa?
Vielen Dank im Voraus :)
Oi!
Vou tentar responder suas perguntas numa ordem meio inversa por conta do grau de importância delas :)
Sim, sua cidadania alemã ajuda - e muito. Seu visto de trabalho fica garantido e você não fica sob pressão de ter que ficar renovando o visto vinculado ao trabalho. Mas...
Se fez a faculdade no Brasil, o processo de reconhecimento de diploma é o mesmo de quem não estudou na União Europeia (EU). Ou seja, dois caminhos basicamente:
1. seu programa de disciplinas traduzido por tradutor juramentado vai ser analisado junto com diploma brasileiro e pode ser reconhecido sem problemas (como foi o meu caso..) ou vc terá de fazer uma prova de reconhecimento de diploma, prova oral. OU
2. vc reconhece seu diploma por Portugal e pede reconhecimento na Alemanha através de Portugal. Um pouco mais complicado, mas teoricamente válido. De qualquer forma você recebe uma autorização estadual para clinicar por uns 18-24 meses, que pode ser renovada até 7 anos (tempo máximo). Paralelamente pode pedir a "Approbation", é uma extensão dessa autorização estadual a nível nacional. Meio complicado, mas é assim ainda no momento...
Tem também o Blue Card, que facilita o visto de trabalho, mas como vc já é cidada alemã acho que não se aplica.
Se sua faculdade tem vínculo com a LMU ou TU de Munique, venha pra cá! Faça um estágio, ou parte do internato, com ou sem bolsa! Isso facilita em muito sua vida... Porque como a seleção de residente é feita via análise de currículo e entrevista, se eles já te conhecem no serviço, isso aumenta em muito suas chances. Aí quem sabe você engata um doutorado, ou mesmo direto a residência desejada? Não perca essa oportunidade!
Nível B2 já seria muito bom, Caroline. Mas para médicos estão exigindo C1, apesar de "por lei" o B2 ser suficiente. Eu quando me candidatei já tinha o C2, isso facilitou bastante. Se vier pra Munique, aproveita e faz um curso de alemão intensivo paralelo, foi como aprendi mais!
Sobre as residências que te interessam a mais tranquilo de entrar é GO, sem sombra de dúvida. Dura entre 5-6 anos. Endócrino fica em segundo lugar, mas aqui você começa por Clínica Médica. No final, uns 6 anos. Dermatologia está entre as mais concorridas atualmente, e dura 5 anos. Mas se vc for conhecida no serviço já te ajuda.
Espero que tenha Esclarecido algumas coisas. Se tiver mais dúvidas é só dar um toque!
Abraço!

Comentários