Olá! Bom dia!
Sou colega médico cirurgiao plástico no Brasil. Como vc sabe a nossa situacao aqui é de guerra civil. Estou desesperado para mudar.
Tenho um patrimônio e prefiro abdicar da carreira aqui para mudar...
Gostaria de saber como esta a vida aí? Se o preconceito é pesado e como eh a revalidacao de especialidade na alemanha?
Queria saber isso tudo, pois estou em dúvida entre a Itália (tenho passaporte e fluencia na lingua, mas sei que como médico nao se ganha muito bem) e a Baviera (nível A2 de alemao, mas posso estudar e em um ano prestar o exame de língua) mas antes de me aprofundar no alemao gostaria de ter mais informações e sua ajuda seria fundamental.
Na verdade, a vida aqui anda muito bem, obrigada. Trabalho só pela manha, sem plantões, 4 vezes por semana no consultório de Dermatologia e Medicina Estética que tenho junto com meu marido, também dermato, em Bad Kissingen e uma vez por semana no setor de Alergologia do Hospital Universitário de Würzburg.
Não sinto preconceito aqui, pelo contrário, me sinto muito bem-vinda. Brasil é uma terra "simpática" para os alemães.
Sobre revalidação da especialidade: atualmente, as especialidades realizadas no Brasil não são reconhecidas aqui. Ou seja: teoricamente, teria que "repetir" a residência na Alemanha. Cirurgia Plástica são 6 anos, mercado anda muito bom e você tem a vantagem de poder fazer parte da residência em consultório.
Tenho amigos na Itália que me disseram que a situação não está muito boa para médicos estrangeiros...mas são rumores, não tenho conhecimento de causa. Na Alemanha pedem nível C1. Além da fluência na língua, diploma médico, resumo de disciplinas e histórico traduzido são documentos necessários para a autorização para clinicar (além de outros, dependendo do Estado).
As férias aqui são divididas: no máximo, três semanas seguidas, no total 30 dias úteis (no fim 6 semanas).
Não tem muito luxo como residente, mas uma vida tranquila. Depois você ganha beeeeeem melhor :)
Não precisa fazer prova de residência: basta enviar currículo e então esperar ser convidado para entrevista.
Você conhece alguém da área por aqui? isso também já ajuda bastante.
Espero que tenha ajudado,
Abraço,
Lídia