AUSTRÁLIA & INGLATERRA

Você sabe como funciona o processo de residência médica no

Reino Unido, principalmente Inglaterra, ou na Austrália?

 

Tenho algumas informações sim, mas não tao profundas quanto na Alemanha, já que moro aqui há mais tempo e estou bem inserida no contexto médico.

 

Austrália tem um programa para médicos estrangeiros muito bem estruturado. Vc precisa passar numa prova de língua inglesa chamada IELTS e ficar com nota acima de 7,0 em todos os quesitos (não é a média que conta, e sim ter 7,0 em tudo, pelo menos), envia sua papelada com diploma, programa de disciplinas (tudo com tradução juramentada, obviamente), e duas cartas de alguém do seu programa de residência, caso já iniciado no Brasil, ou do Internato (eu enviei do Internato, uma de um professor do Brasil e outra de um professor na Alemanha, já que fiz a maior parte do Internato fora). Vc entra geralmente como "Resident Medical Officer" (RMO) e roda pela emergência, cirurgia, clínica. Depois vc faz uma prova e pode entrar num programa de residência médica. O visto dado inicialmente é de turista com autorização para trabalhar, depois que vc recebe o contrato do hospital ele é prolongado. A cada 3 meses é feita uma reavaliação do residente. Se eles não estiverem satisfeitos, vc dança rapidinho. Como o volume de estrangeiros é imenso, eles têm que filtrar de alguma forma. Salário a cada 2 semanas, bem pago, geralmente sem horas extras. Excelente sistema de saúde e qualidade de vida, apesar de geograficamente longe de todo o resto do mundo. Só saí de Perth pq recebi proposta irrecusável de Doutorado em Dermatohistopatologia na Alemanha, senão teria ficado.

Se vc fez residência na Alemanha, ela é reconhecida na Austrália.

 

Tenho uma grande amiga aqui da Alemanha que foi fazer o primeiro ano de residência dela na Inglaterra... soube que eles "fecharam" um pouco mais o cerco com médicos estrangeiros, era antes o segundo destino para os alemães médicos, depois da Suíca. Outros países que oferecem 6 meses de curso de língua intensiva para médicos são Suécia e Noruega.

 

Sobre a Inglaterra: lá vc entra primeiro num sistema que "roda" dois anos em várias especialidades, e sai como General practitioner - GP. Se quiser uma especialidade extra, tem que entrar nos programas específicos, que são bem concorridos (olha os links abaixo). Tem muita coisa em alemão, pq as especialidades alemãs são reconhecidas lá, entao há uma certa evasão...salário pelo que vi é semelhante ao da Alemanha, mas a hierarquia é bem mais horizontalizada (na Alemanha, às vezes vc se sente sob regime militar rs) e eles bem mais abertos a estrangeiros. Eis os links:

https://www.foundationprogramme.nhs.uk/pages/home

https://specialtytraining.hee.nhs.uk

https://careers.bmj.com/careers/hospital-medical-healthcare-doctors-jobs.html

https://www.jobs.nhs.uk

https://www.gmc-uk.org/doctors/

 

 Boa sorte e espero que tenha ajudado.

Lidia

 

Contato

Médica brasileira na Alemanha

Blog

Consultório na Alemanha

02/05/2016 06:12
Consultório na Alemanha - posso abir o meu?  Para os amigos de...

Medicina na Itália...

02/05/2016 06:10
Medicina na Itália...  Sou médica recém formada (formei em julho de...

Foco na decisão

25/04/2016 00:00
Olá Lídia. Tudo bem?Passei 7 meses na Alemanha entre 2013 e 2014, mas só para...

Cidadania Alemã

20/03/2016 14:50
Sendo brasileiro com cidadania alemã, como fica? Olá Lídia, primeiramente,...

Direto ao Doutorado?

20/03/2016 11:02
Prezada Dra. Lidia,Tenho mais uma dúvida sobre o processo de residência na...
Itens: 11 - 15 de 19
<< 1 | 2 | 3 | 4 >>