Tirando mais dúvidas.
Recém Formada em medicina tira dúvidas:
Sou recém formada em medicina e tenho interesse em realizar Residência de anestesiologia na Alemanha.
Eu li seu blog, porém, ainda ficaram dúvidas, desculpa incomoda-la.
Gostaria de saber passo a passo mesmo como eu poderia fazer para me tornar residente, me corrija se eu estiver errada:
1- Estudei em escola alemã, tenho o DSD II, porém ele já não está tão recente. Ele seria suficiente ou eu teria que refazer o teste?
2- Tendo o diploma alemão, eu simplesmente devo ir até a Alemanha, com currículo traduzido e me candidatar a uma vaga em hospital ou clínica? Tem algum período específico do ano para me candidatar?
3- Você recomendaria algum serviço de Anestesiologia na Bavaria? Fiz intercâmbio para a Alemanha durante o colégio e gostei muito da região.
4- Não tenho cidadania europeia, isso seria um empecilho para conseguir vaga?
5- Conseguindo a vaga de residência, quais seriam os passos para morar na Alemanha? Ou já é um processo natural?
Desculpa tantas perguntas, mas realmente ficamos meio "perdidos" com tantas etapas e ter algum brasileiro ajudando e dando dicas é ótimo!!
Obrigada desde já!
Respondendo:
Tem problema nenhum, ajudo com prazer:
1. maravilha você já ter um alemão tão bom! Mas ultimamente quase todos os hospitais pedem a prova técnica de alemão para médicos (TELC), e você precisa comprovar nível C1.
Para ficar mais claro: O DSD II seria suficiente, mas a maioria dos hospitais pede o TELC, um exame oral e escrito (tipo passar plantão, fazer esclarecimento para pacientes, teatrinho de vc como paciente e depois como médico, tudo isso) para médicos ou profissionais da área da saúde.
Olha no site, tem que agendar sim...
https://www.languageinternational.pt/cursos-alemao-alemanha-the-european-language-certificates-telc
2. Sim, é praticamente isso mesmo. E não, não há "época específica", pode se candidatar o ano inteiro mesmo. Mas detalhe importante: reconheça firma das assinaturas do seu diploma, e se for traduzir documentos no Brasil, traduza pelo consulado alemão, diploma, histórico escolar da faculdade, nada consta do CRM e da polícia federal.
3. Anestesiologia é, em geral, excelente. Em Munique, uma das cidades mais caras da Alemanha, é mais concorrido, mas há vagas suficientes.
Outras cidades com serviços excelentes são Erlangen, Würzburg e Regensburg (na Bavaria).
4. Não, não tem problema. Você recebe a autorização regional, e em 18-24 meses a nacional (na Bavaria, geralmente, sem prova de equivalência), e o seu visto de trabalho fica atrelado ao seu emprego (essa é a desvantagem de não ter passaporte europeu: perdeu emprego, perdeu o visto).
5. Geralmente, os serviços te dão uma carta de aceite, e oferecem uma hospedagem temporária perto do hospital por um precinho camarada até você encontrar um lugar legal.
Espero que tenha ajudado.
Lídia