Residências mais concorridas

13/03/2018 22:03

Oi, gente querida!

Esse final-de-semana estive em um dos maiores congressos alemães para médicos dermatologistas que atuam em consultórios (niedergelassene Ärzte), em Frankenthal.
Lá tive a oportunidade de encontrar colegas que estão procurando residentes (Ärzte in Weiterbildung), tanto em consultório como em hospitais universitários, e nós discutimos sobre esse assunto. Eles foram unânimes em afirmar que a quantidade de candidaturas (Bewerbungen) de médicos estrangeiros aumentou drasticamente, no entanto, a qualidade teria decaído.

Nós mesmos, que procuramos atualmente colega especialista em Dermatologia para nossa clínica em Bad Kissingen (Link do anúncio:https://www.dermajobs.de/Zeige_Angebot.aspx…), notamos isso. Recebemos candidaturas, inclusive dessas agências que fazem essa comunicação para médicos, mas, infelizmente, nenhuma delas foi elaborada de forma que tivéssemos pelo menos vontade de convidar para uma entrevista ou uma Hospitation (estágio). Além disso, apesar de termos anunciado vaga para especialista, muitos dos que se candidataram não eram, de fato, especialistas aqui, antes, só no seu país de origem. Ou seja, experiência nenhuma aqui na Alemanha.

E isso que queria dizer aqui: só nível B2 de alemão não é, por si, suficiente.
Seu currículo (Lebenslauf) precisa ser bem elaborado, sucinto, claro. Deve estar no estilo alemão, e não no estilo do seu país de origem. Quanto melhor seu nível comprovado de alemão, melhores suas chances. Ter feito estágio, internato, ou Doutorado na Alemanha ajuda, mas não garante vaga. Foto tem que estar adequada – nada de cara de mau, nada de maquiagem ou produção demais, mas tb nada de menos. Complicado, né?

Talvez alguém argumente que conseguiu vaga muito mais fácil e tal. Verdade. Acredito na hora. Afinal, a gente tem sorte também – e eu me alegro demais quando sei de histórias descomplicadas, sem tantas pedras no caminho.

Minha sugestão de hoje é: capacite-se o quanto puder antes de se candidatar. Leia, informe-se (aqui paro para dizer: não, não é fácil encontrar as informações necessárias, mas já está 1000 vezes melhor do que há dez anos atrás), tenha paciência, inciativa!

E eu fico aqui, desejando a vc muita, muita sorte na sua caminhada!
Boa sorte e boa semana!

 

Contato

Médica brasileira na Alemanha

Blog

Custo de vida básico na Alemanha

02/04/2018 17:05
Sobre os custos básicos de vida na Alemanha   Oi, gente querida! Espero...

Gratidão

01/08/2017 17:31
É sempre gratificante receber o retorno de pessoas que acompanham o Blog....

Ensinar é sempre um prazer

26/07/2017 12:31
    Aqui na Alemanha também podemos, como no Brasil, oferecer cursos...

SOBRE DINHEIRO...

17/01/2017 11:42
Let's talk about money:  Muitos me perguntam "quanto ganha um...

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

17/01/2017 11:40
  Estou compartilhando essas novas e importantes informações que recebi...
Itens: 1 - 5 de 19
1 | 2 | 3 | 4 >>