Parceria para mais informações

22/08/2016 10:56

O Blog "Medica-brasileira-na-alemanha" iniciou uma parceria com o Grupo Médicos Brasileiros da Alemanha no Facebook, em razão do grupo ser fechado e conter muitas informações úteis para os interessados em trabalhar na Alemanha.

O Blog solicitou a divulgação de tais informações, sendo prontamente atendido pelos responsáveis do Grupo, na pessoa de Bruna Marchiori. Com isso, tais informações vem ao público de forma totalmente pública. 

Como são muitas informações iremos fazer a postagem de forma gradativa, sempre ressaltando a fonte oriunda, no caso o Grupo dos Médicos Brasileiros da Alemanha no Facebook.

Desde já agradecemos a colaboração, na pessoa de Bruna Marchiori, representando o grupo.


Obrigada Bruna Marchiori! 

Obrigada Médicos Brasileiros da Alemanha no Facebook!



1. Sobre ser médico na DE

von Bruna Marchiori, Dienstag, 12. Mai 2015 um 22:34

FAQ (work in progress)

Qual a renda de um médico na Alemanha?

A renda base do médico em consultórios universitários (unikliniken) - que não são os privados- e hospitais variam de acordo com as tabelas obtidas do Gehaltsrechner**. Os salários se baseiam na carga horária de 40 horas semanais, nas quais estão incluídas o tempo de plantão e o trabalho realizado em finais de semana. Em outras palavras, se realizarmos um plantão, o tempo do plantão ira ser descontado dessa carga horária semanal, fazendo com que se trabalhe as mesmas 40 horas/semana. Isso difere substancialmente do Brasil, onde a realização de plantões em nada tem a ver com o período normal de trabalho, fazendo com que o plantão seja uma fonte extra importante de renda. Na Alemanha, além de não se poder realizar plantões "por fora" quando se tem um contrato com o hospital, o plantão realizado no hospital não é tão atrativo financeiramente (vide explicação abaixo no *). O mesmo vale para o trabalho em fins de semana no que se refere ao tempo de trabalho.


** https://oeffentlicher-dienst.info/c/t/rechner/aerzte/kommunal?id=tv-aerzte-vka-2015&matrix=1 


https://oeffentlicher-dienst.info/c/t/rechner/aerzte/uniklinik?id=tvaerzte-2014&matrix=1


*O plantão começa quando o dia dos outros colegas termina (ou seja, às 15:30, onde trabalho), e vai ate as 7 da manhã do dia seguinte. Isso da um total de 15:30 de plantão. Eles consideram que se faça pausas em cerca de 10% do tempo e trabalhe os outros 90%. Só esses 90% serão remunerados, ou seja, 13,95 h. Cada uma delas paga de 20 a 25 euros, dependendo de quanto tempo de experiencia vc tem. Mas as horas do dia seguinte, que vc curtira em casa, sao retiradas (tambem 90% de 8h de trabalho, ou seja, 7,2h). 13,95-7,2= 6,75h pagas, no final. (informações sobre o plantão por Meike Bohm)

Vale lembrar que nessas 40h/semanais, caso trabalharmos a noite, em fins de semana ou feriados, é dado um adicional para o médico. Logo, sempre se ganha um pouco a mais que o salário base das tabelas acima.

A renda irá variar basicamente de acordo com o tipo de médico (médico generalista, especialista, médico chefe e etc) e os anos de experiência do profissional (residência no Brasil, trabalhos realizados no Brasil contam!). Abaixo está a renda base do médico generalista e especialista:
  - Consultórios universitários: Arzt 2,4mil a 2,98mil Facharzt 3mil a 3,79 *
  - Hospitais: Arzt 2,39mil a 2,92mil Facharzt 2,98mil a 3,77mil*
*valores máximos para médicos generalista com 5 anos de experiência e especialistas com 12 anos de experiência OBS: esse é o valor LIQUIDO do salário!

E muito importante ressaltar que esses valores são valores BASE! Logicamente, a especialidade do profissional, o contrato de trabalho que foi assinado, o local aonde ele trabalha influencia no quanto esse profissional vai receber. Ex.: radiologistas muitas vezes possuem consultório no hospital e acabam recebendo por procedimentos (assim como outros profissionais que realizam procedimentos).


Mas esse salário é o suficiente para viver bem? 

De acordo com relatos de nossos colegas ja trabalhando na Alemanha, a resposta é SIM! É possível com o salário de residente (Assistenzarz - 2,4mil euros para o Stufe I) pagar o aluguel, ir ao cinema, viajar duas vezes por ano (não para o Brasil em noteis 5 estrelas é claro). Claramente, é muito dificil dar uma resposta que satisfaça a todos nesse quesito, pois cada pessoa possui suas próprias necessidades (o que é luxo para uns é necessidade para outros).

De uma forma geral, pode-se afirmar que se vive BEM, melhor que a maioria da população alemã! Agora, a quantidade de dinheiro para o lazer/viajens/presentes que sobra no final do mês, varia muito, dependendo dos hábitos de vida de cada pessoa e a cidade aonde se vive e etc

Para dar uma noção para as pessoas sobre o quanto se gasta na Alemanha, posto os seguintes links - 


CUSTO MEDIO DO ALUGUEL

 https://www.wohnungsboerse.net/mietspiegel-mietpreise 


CUSTO DE VIDA 

https://paulistanaalemanha.blogspot.com.br/2014/03/custo-de-vida-na-alemanha-item-por-item.html




Lembrem-se, ainda, que a Alemanha não é um Brasil melhorado. É um país diferente. O que quero dizer, especificamente sobre a questão monetária, é que vários custos que temos no Brasil, não existem na Alemanha! Um exemplo é o fato de não se ter necessidade de ter um carro na Alemanha. Outro ponto é que tem coisas que o dinheiro não compra, como a segurança e liberdade.

Qual o salário de um residente?


Se vc for contratada num hospital, o salario é de acordo com uma tabela. Eles levam em conta os anos de trabalho e sua posição.  Logo que vc comeca a trabalhar o empregador envia os seus comprovantes do seu tempo de trabalho no Brasil à KV (Krankenversicherung). 

Residência no Brasil pode contar como tempo de trabalho.

Em consultório, o salário varia de acordo com o chefe. É possível negociar. Porém nem sempre se ganha tanto a mais. E vc tem restrições de qtos pacientes atender, qtos exames pedir, qtos vc pode encaminhar para o hospital.

O salário final no fim do mês varia muito também com o quanto se paga de imposto, qtos filhos tem, se é casada. 

Mas não espere muito mais que 3000 euros líquido (período integral).

Tabela: 


https://oeffentlicher-dienst.info/c/t/rechner/aerzte/kommunal?id=tv-aerzte-vka-2014&matrix=1

Nesse site vc pode calcular quanto que sai líquido no fim do mês:

https://oeffentlicher-dienst.info/c/t/rechner/aerzte/kommunal?id=tv-aerzte-vka-2014

https://www.amepc.org/qims/article/viewFile/5910/6620

(Colagem de respostas da Tati Pfiffer e Karina Springsklee em 30. Nov 2014, Bruna e Marta Aponchik)

Sobre abrir consultório:

Dependendo do tamanho da população, determinam quantos médicos em consultório pode ter em uma cidade. Quem define isto é a KV (kassenärztliche Vereinigung). Desde aí dizem se há vagas ou não. Em regiões mais interessantes geralmente para a maioria das especialidades não há vagas. Se você então quer abrir um consultório na cidade x, você tem que encontrar um colega da mesma especialização que queira vender seu consultório. Consultório para pacientes privados você pode abrir sem este processo.

Quem pretende abrir um consultório no futuro, é bom já se cadastrar (Eintragungin das Arztregister) na KV do estado onde mora. Isto não dá direito a avançar em nenhuma lista de espera, mas de todo jeito tem de ser feito antes de se poder comprar um consultório...

(Meike Böhm, 30 de março 2015)


É permitido dar plantões em lugares diferentes?


É possível sim dar plantões em diferentes lugares. Contanto que os documentos estejam em dia, é possível trabalhar como free lancer (Honorarkraft) ou em hospitais (por dias, semanas ou só nos plantões) ou em consultórios médicos (em dias com consulta normal ou nos plantões que os médicos nos consultórios têm que dar). Tem muitos médicos que trabalham só assim, são pagos por hora. As ofertas muitas vezes vêm por conhecidos etc ou então vocês podem se registrar em companhias que procuram os respectivos médicos (não custa nada para o médico que quer trabalhar porque são muito procurados).

A vantagem é poder trabalhar o quanto você quiser, o problema é que você tem que pagar o seguro saúde e seguro aposentadoria sozinha, enquanto o empregado paga só a metade destes custos, a outra metade o hospital ou o consultório onde você está empregado paga. (Meike Böhm, 12. Mai 2015)

Quem trabalha na Alemanha pode trabalhar na Áustria?

Sim, desde que se tenha cidadania europeia e tenha trabalhado 3 anos no país aonde seu diploma foi obtido/revalidado.

Lista de Links úteis: 

https://backpackingalone.wordpress.com/2014/06/04/sites-interessantes-para-aprender-alemao-fazer-intercambio-estudar-trabalhar-fora-fazer-viagens-para-a-europa/

Fonte: Grupo Médicos Brasileiros da Alemanha no Facebook. 

(Grupo fechado)


Contato

Médica brasileira na Alemanha

Blog

Custo de vida básico na Alemanha

02/04/2018 17:05
Sobre os custos básicos de vida na Alemanha   Oi, gente querida! Espero...

Gratidão

01/08/2017 17:31
É sempre gratificante receber o retorno de pessoas que acompanham o Blog....

Ensinar é sempre um prazer

26/07/2017 12:31
    Aqui na Alemanha também podemos, como no Brasil, oferecer cursos...

SOBRE DINHEIRO...

17/01/2017 11:42
Let's talk about money:  Muitos me perguntam "quanto ganha um...

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

17/01/2017 11:40
  Estou compartilhando essas novas e importantes informações que recebi...
Itens: 1 - 5 de 19
1 | 2 | 3 | 4 >>