Internato na Alemanha

13/03/2018 22:16

 

Oi, gente boa!
A quantidade de perguntas sobre "como conseguir fazer parte do internato na Alemanha" tem aumentado consideravelmente nessas últimas semanas.

Primeiro passo: informe-se se a sua Universidade tem algum programa de intercâmbio com alguma Faculdade de Medicina na Alemanha. Se sim, ótimo! Isso já facilita muito a vida, e o processo corre via "Secretaria de Assuntos Internacionais" da Faculdade envolvida. E, quem sabe, até uma ajuda de custos ou bolsa de estudos pode haver. Por exemplo, pela Charité: https://www.charite.de/…/studieren_a…/partneruniversitaeten/

Se sua universidade nao tiver nenhuma "parceira" na Alemanha, entao cabe a vc tomar a iniciativa e escrever um email para a secretaria do departamento onde vc pretende realizar o eletivo ou a parte do Internato. Esse Email pode ser até em inglês (por favor, bem redigido.... nada de google tradutor!!!!), e deve conter dados básicos como o nome, faculdade, período de tempo, e, de preferência, deve ser enviado com antecedência! Lembre-se que, nesse caso, vc precisa, geralmente, de uma carta de aceite/ ou de liberacao da sua universidade para cursar esse tempo em outro lugar.

Além disso, nao custa repetir que ter domínio do idioma ajuda. Eles sao mais pacientes com estudantes estrangeiros (já que nao se trata de um vínculo empregatício), mas entendam que demanda tempo ficar direto traduzindo pro inglês coisas de passagem de plantao, visita, admissao. E nem todo departamento tem médicos que "gostam" de receber. Lembrem-se, aqui eficiência no trabalho é uma das prioridades e ninguém se sente na "obrigacao" de ser simpático só pq vc veio de outro país.

Outra coisa cultural: aqui, quem colhe sangue, coloca acesso venoso periférico, sao os internos ou os residentes. Nao, nao sao as enfermeiras. Além disso, vc pode ajudar nas admissoes, nas visitas preenchendo prontuário ou trocando os curativos, fazer exame físico, até suturar (sim, eles deixam! Mas tem que vir sabendo!). Domínio da língua, se vc quer participar disso, é fundamental.

Via de regra, o interno fica de 7 às 16 horas (ou de 8-16, depende do Departamento... Cirurgia comeca mais cedo), e eu aproveitei esse "tempo" entre 16-19 horas para fazer curso intensivo de alemao na Hartnackschule em Berlim (https://www.hartnackschule-berlin.de/) e um curso de alemao para médicos, esse gratuito, pela Charité de Berlim. Cheguei lá com nível B2-C1 e voltei com C1-C2.

Particularmente, fui muito bem recebida aqui no meu Internato. Fiz parte dele com bolsa do DAAD pelo projeto UniBral (link: https://www.daad.de/…/11833-integrierte-projekte-der-hochs…/ )
na Charité, onde fiquei seis meses - fiz Cirurgia e especialmente Cirurgia Dermatológica. Voltei para o Brasil, fiz Gineco/Obestretícia, e cumpri Pediatria e Clínica Médica na WWU-Münster. Tudo foi reconhecido sem problemas, e eu colei grau junto com meus colegas.

Importante tb para a minha candidatura depois foram os "Zeugnisse", ou "Testemunhos", tipo uma carta ao final do período que vc recebe do chefe ou do Oberarzt responsável e que descreve o que vc fez no servico e como vc se desenvolveu dentro dele. Isso é um diferencial quando vc se candidata a uma vaga de residente.

Enfim, Internato na Alemanha é possível! No entanto, precisa de um bom acompanhamento com a coordenacao da Faculdade para que tudo ocorra da melhor maneira.

Essa foto foi do meu período de Internato em 2004 (eita, laskera! kkkk) em Berlim.

 

Abraco e bom domingo!
Lídia

Contato

Médica brasileira na Alemanha

Blog

Custo de vida básico na Alemanha

02/04/2018 17:05
Sobre os custos básicos de vida na Alemanha   Oi, gente querida! Espero...

Gratidão

01/08/2017 17:31
É sempre gratificante receber o retorno de pessoas que acompanham o Blog....

Ensinar é sempre um prazer

26/07/2017 12:31
    Aqui na Alemanha também podemos, como no Brasil, oferecer cursos...

SOBRE DINHEIRO...

17/01/2017 11:42
Let's talk about money:  Muitos me perguntam "quanto ganha um...

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

17/01/2017 11:40
  Estou compartilhando essas novas e importantes informações que recebi...
Itens: 1 - 5 de 19
1 | 2 | 3 | 4 >>