INFORMAÇÕES BÁSICAS

03/03/2016 05:46

1. APRENDA ALEMÃO!

Não adianta se iludir: mais cedo ou mais tarde você tem que estar fluente no idioma. Sim, pode vir primeiro falando só inglês, mas se o seu intuito é trabalhar mesmo aqui, leve a sério e estude o idioma!

Atualmente, pedem o nível C1 para médicos (para todas as outras profissões, basta B2) - resolução aprovada em 2015. Além disso, uma prova técnica específica para pessoas da área da Saúde, o TELC, vem sendo cada vez mais exigido. 

2. VENHA CONHECER UM SERVIÇO

Muitas especialidades médicas são bastante diferentes aqui do que no Brasil. A minha, por exemplo, Dermatologia, é bem diferente: inclui Flebologia, Proctologia, Dermato-Oncologia e Alergologia, além de Laser, Medicina Estética. Então, nada como se informar antes e vir visitar seu serviço. Escreva um email para o chefe do departamento, pode ser em inglês, agende uma visita com antecedência e veja se é isso mesmo que te agrada.

3. INFORME-SE SOBRE A CULTURA!

Você pretende viver aqui. Então esqueça preconceitos de que alemães são frios ou coisa do tipo e informe-se sobre a cultura alemã. Básico: eles odeiam atrasos, desculpas esfarrapadas e não toleram corpo mole. 

3.1 só para as mulheres...

Gente, aprenda a fazer sua depilação, seus cabelos, suas unhas. Aqui quase ninguém tem empregada ou babá (ou seja: saiba pelo menos o básico na cozinha e na limpeza!). Em compensação, licenca maternidade dura em média 14 meses e você recebe 2/3 do salário até ca. 1800 euros.

4. FAÇA UM DOUTORADO

Aqui só é doutor quem tem doutorado. Então, tente fazer um! Isso também pode aumentar as chances de contatos para emprego como residente.

5. TENTE O BLUE CARD

Essa facilidade ofertada pelo Governo alemão auxilia bastante com o visto de trabalho, se extende à toda União Europeia e inclusive familiares diretos. Olha no outro tópico específico sobre o Blue Card (Blog -> Blue Card) ou nos links listados para maiores informações.

6. SUA RESIDÊNCIA DO BRASIL PROVAVELMENTE NÃO SERÁ RECONHECIDA AQUI

Difícil. Então, prepare-se psicologicamente para a possibilidade de repetir a Residência Médica. Salário Base ca. 3000 euros, dependendo de plantões e outras coisinhas, duração em geral maior que no Brasil. Por exemplo:

Clínica médica: 6 anos (se quiser fazer Nefro, Cardio, Endócrino ou Reumato, adicione mais 3 anos)

Cirurgia Geral: 6 anos

Cirurgia Plástica: 6 anos

Dermatologia: 5 anos

Traumato-Ortopedia: 6 anos

Neurocirurgia: 6 anos

Neurologia: 5 anos

Radiologia: 5 anos

Pediatria: 5 anos

Gineco/ Obstretícia: 5 anos

 

Contato

Médica brasileira na Alemanha

Blog

Duvidas práticas

02/08/2016 14:40
Você já organizou toda a documentação, mas aí surgem algumas dúvidas...

Consultório na Alemanha

02/05/2016 06:12
Consultório na Alemanha - posso abir o meu?  Para os amigos de...

Medicina na Itália...

02/05/2016 06:10
Medicina na Itália...  Sou médica recém formada (formei em julho de...

Foco na decisão

25/04/2016 00:00
Olá Lídia. Tudo bem?Passei 7 meses na Alemanha entre 2013 e 2014, mas só para...

Cidadania Alemã

20/03/2016 14:50
Sendo brasileiro com cidadania alemã, como fica? Olá Lídia, primeiramente,...
Itens: 11 - 15 de 20
<< 1 | 2 | 3 | 4 >>