INFORMAÇÕES BÁSICAS
1. APRENDA ALEMÃO!
Não adianta se iludir: mais cedo ou mais tarde você tem que estar fluente no idioma. Sim, pode vir primeiro falando só inglês, mas se o seu intuito é trabalhar mesmo aqui, leve a sério e estude o idioma!
Atualmente, pedem o nível C1 para médicos (para todas as outras profissões, basta B2) - resolução aprovada em 2015. Além disso, uma prova técnica específica para pessoas da área da Saúde, o TELC, vem sendo cada vez mais exigido.
2. VENHA CONHECER UM SERVIÇO
Muitas especialidades médicas são bastante diferentes aqui do que no Brasil. A minha, por exemplo, Dermatologia, é bem diferente: inclui Flebologia, Proctologia, Dermato-Oncologia e Alergologia, além de Laser, Medicina Estética. Então, nada como se informar antes e vir visitar seu serviço. Escreva um email para o chefe do departamento, pode ser em inglês, agende uma visita com antecedência e veja se é isso mesmo que te agrada.
3. INFORME-SE SOBRE A CULTURA!
Você pretende viver aqui. Então esqueça preconceitos de que alemães são frios ou coisa do tipo e informe-se sobre a cultura alemã. Básico: eles odeiam atrasos, desculpas esfarrapadas e não toleram corpo mole.
3.1 só para as mulheres...
Gente, aprenda a fazer sua depilação, seus cabelos, suas unhas. Aqui quase ninguém tem empregada ou babá (ou seja: saiba pelo menos o básico na cozinha e na limpeza!). Em compensação, licenca maternidade dura em média 14 meses e você recebe 2/3 do salário até ca. 1800 euros.
4. FAÇA UM DOUTORADO
Aqui só é doutor quem tem doutorado. Então, tente fazer um! Isso também pode aumentar as chances de contatos para emprego como residente.
5. TENTE O BLUE CARD
Essa facilidade ofertada pelo Governo alemão auxilia bastante com o visto de trabalho, se extende à toda União Europeia e inclusive familiares diretos. Olha no outro tópico específico sobre o Blue Card (Blog -> Blue Card) ou nos links listados para maiores informações.
6. SUA RESIDÊNCIA DO BRASIL PROVAVELMENTE NÃO SERÁ RECONHECIDA AQUI
Difícil. Então, prepare-se psicologicamente para a possibilidade de repetir a Residência Médica. Salário Base ca. 3000 euros, dependendo de plantões e outras coisinhas, duração em geral maior que no Brasil. Por exemplo:
Clínica médica: 6 anos (se quiser fazer Nefro, Cardio, Endócrino ou Reumato, adicione mais 3 anos)
Cirurgia Geral: 6 anos
Cirurgia Plástica: 6 anos
Dermatologia: 5 anos
Traumato-Ortopedia: 6 anos
Neurocirurgia: 6 anos
Neurologia: 5 anos
Radiologia: 5 anos
Pediatria: 5 anos
Gineco/ Obstretícia: 5 anos