Hellaus
Helau!!!
Esse é o grito de guerra alemão durante o carnaval - tipo, em vez de “Hallo” vc pode dizer “Helau” durante esse período.
E vcs acham que os alemães estão a mil comemorando?
Não necessariamente.
É que aqui o feriado do carnaval é facultativo, ou seja, uma empresa pode decidir se libera ou não os seus funcionários.A maioria das escolas, por sua vez, libera os alunos a semana inteira!
Isso é um dos aspectos culturais discrepantes entre Brasil e Alemanha, sem dúvida.
Nós, lá na clínica, deixamos as funcionárias democraticamente decidir se queriam ter os dias livres ou não. Acreditem, elas foram contra. E cá estamos, trabalhando normalmente em pleno carnaval.
Além disso, muitas vezes os brasileiros encasquetam ou estranham um pouco as relações profissionais aqui. É que, raras exceções, colegas de trabalho não fazem questão nem de ser seus amigos, tampouco de serem simpáticos. Estamos aqui pra trabalhar e pronto, eis o lema.
Estava conversando isso com uma amiga querida, também brasileira, que é enfermeira aqui. Os “causos” por conta dessa diferença cultural. Com certeza quem pelo menos já estagiou na Alemanha tem alguma história nesse ponto para contar.
Sim, tive sorte de ter uma “geração legal”de residentes com quem até hoje muito contato - inclusive meu marido kkkk que, reza a lenda, foi meu interno - profissionalmente falando, meu povo!
De qualquer forma, queria mais salientar que não adianta só aprender o idioma, arranjar um emprego, vc tem que “entender” as diferenças culturais para não se “magoar”.
Boa sorte a todos e bom carnaval!
Helau