Foco na decisão

25/04/2016 00:00

Olá Lídia. Tudo bem?

Passei 7 meses na Alemanha entre 2013 e 2014, mas só para aprender o idioma. Desde antes de concluir a faculdade tenho a ideia fixa de fazer Residência na Alemanha, e depois tentar permanecer no país. Há 3 anos atuo como clínico no Brasil.
Você é a segunda pessoa que conheço que conseguiu a Residência Médica depois de fazer o Doutorado. Tenho um amigo que fez Doutorado em Neurociência e também foi convocado para fazer a Residência em Neurocirurgia depois disso, porém acabou recusando. Não tentei nenhuma prova de residência médica aqui no Brasil, pois estou determinado a fazê-la fora do país, e a Alemanha é a minha primeira escolha, já que vivi aí por um tempo. Pretendo a área de Psiquiatria, ou talvez Neurocirurgia mesmo, mas tendendo para a primeira já que é a minha favorita, e parece que estão necessitando muito de psiquiatras.
Minha maior dúvida é: como fazer um Doutorado na Alemanha? Meu nível atual de alemão é B2, mas pretendo chegar o mais rápido possível ao C1. Tenho um pouco de pressa, pois admito que não está sendo agradável ver todos os meus colegas de classe da minha época já com títulos de especialista aqui no Brasil (embora saiba que o meu interesse é ter uma vida fora daqui). Tenho dúvidas de como elaborar a tese, procurar bolsas, já até fui no DAAD mas não me ajudaram muito. 
Já agradeço com antecipação. 


Então vamos as considerações:
Olha, primeiro: não fique comparando os seus objetivos com quem não quer sair do Brasil. As prioridades são outras, os horizontes também! Mas, entendo perfeitamente o que vc disse... na metade da minha residência de Dermato (aqui, 5 anos; no Brasil, 3 anos) tive uma crise pensando exatamente assim: "puxa, meus amigos abrindo consultório e eu no meio da residência...". Dói, mas não ajuda. Fique feliz por eles, sinta aquela mini invejinha saudável que te impulsiona a buscar mais ainda o que você quer.
Ok, agora o papo concreto: você já tem algum serviço em vista? Então peça para fazer uma "hospitation" (estágio como ouvinte, não remunerado, geralmente de 1-2 semanas), e depois pergunte por um doutorado - geralmente, os chefes têm sempre alguma coisa, trabalho engavetado.... E venha com alguma reserva em dinheiro. Porque a maioria dos Doutorados aqui são sem bolsa. Se quer vier financiado, então ou CSF ou DAAD... Mas eu fiz o meu sem bolsa e não me arrependo!

E, sim, Psiquiatria está precisando muito mesmo de médicos. Mas, exatamente nessa especialidade, você precisa de um alemão com nível excelente... porque a matéria em si e as anamneses exigem isso.

Espero ter ajudado.
Boa sorte!
Lídia 

Contato

Médica brasileira na Alemanha

Blog

INFORMAÇÕES BÁSICAS

03/03/2016 05:46
cms.medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/news/informacoes-basicas/ Cidad

Na Alemanha com família

03/03/2016 05:41
    Olá flor tudo bem? Sou esposa de médico. Estamos com planos...

Tirando mais dúvidas.

03/03/2016 05:17
  blog/tirando-mais-duvidas/ Recém Formada em medicina tira dúvidas: Sou...

Aposentadoria, plano de saúde

02/03/2016 12:39
    Aposentadoria, planos de saúde Quero tirar algumas...
Itens: 16 - 19 de 19
<< 1 | 2 | 3 | 4