Dinâmica da residência na Alemanha
Oi! Hj queria conversar com vcs sobre a dinâmica durante o período de residência médica na Alemanha.
Aqui, diferente do Brasil, dificilmente vc recebe um contrato para todo o período de residência. Por exemplo, no meu caso, que fiz Dermatologia, cujo tempo de residência é de 5 anos, recebi dois contratos de três anos cada. No entanto, tive vários colegas que recebiam só "Schwangerschaftsvertretung" (só durante o período de licenca maternidade de outro residente), ou mesmo contratos de apenas um ano, quando nao menos.
Abrindo um parêntese, queria lembrar que, na Austrália, recebi contrato de um ano, mas era avaliada a cada três meses e quem nao dava conta do recado era literalmente "convidado a se retirar". Simples assim. Eu fiquei todo o período, mas acompanhei dois colegas que tiveram que encerrar suas atividades mais cedo.
Além disso, se vc nao gostou do departamento, ou acha que a especialidade nao é sua praia, pode pedir demissao. Se o tempo que vc ficou no departamento for maior que 3 meses, pode até ser contado no LogBuch (livro que quantifica os procedimentos durante a residência) da especialidade.
Claro que eles perguntam "pq vc saiu"; mas ninguém é demonizado pq trocou de hospital ou de departamento. Pelo contrário, às vezes, se vc já teve experiência na Clínica Médica, pode te ajudar a ter mais chances em outras especialidades durante a candidatura.
Óbvio, se vc troca em cinco anos mais de 6 vezes de departamento, pode ser que eles achem que o problema está com vc - mas isso é outro tema.
Abracos e bom domingo!