Custo de vida básico na Alemanha

02/04/2018 17:05

Sobre os custos básicos de vida na Alemanha

 

Oi, gente querida!

Espero que vcs tenham tido uma ótima semana santa/ feriado da páscoa.

 

Nesses últimos dias (parece até combinado) recebi algumas perguntas sobre o custo mensal básico para se manter na Alemanha.

 

Claro, óbvio, primeiro de tudo: depende MUITO de onde vc pretende morar. Cidades como Munique, Stuttgart, Frankfurt, apresentam custo de vida em média bem mais alto que outras cidades de médio porte, por exemplo. Achei um infográfico em alemão do ano de 2016 (link: https://www.vexcash.com/blog/lebenshaltungskosten-deutschland-2016/) que ilustra bem essas diferenças.

 

Segundo, lembre-se de ter uma reserva (ou seja, algo para economizar) para as emergências que surgem vez ou outra. Não planeje até o último centavo com os gastos mensais, pq existem gastos anuais que tb são bem “pesados”, como o pagamento das anuidades das sociedades médicas, ou mesmo do seguro de aposentadoria médico, seguro de automóvel, energia e gás, entre outros.

 

Terceiro, escreva realmente na ponta do lápis quanto precisa, quanto planeja e por quanto tempo pode se manter caso o processo demore mais do que o esperado. Pondere que vir sozinho é diferente de vir com um companheiro (a), principalmente se eles não falam a língua ou não planejam trabalhar aqui, ou com filhos menores de idade.

 

No mais, boa sorte e boa semana!

Lídia

Contato

Médica brasileira na Alemanha

Blog

INFORMAÇÕES BÁSICAS

03/03/2016 05:46
cms.medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/news/informacoes-basicas/ Cidad

Na Alemanha com família

03/03/2016 05:41
    Olá flor tudo bem? Sou esposa de médico. Estamos com planos...

Tirando mais dúvidas.

03/03/2016 05:17
  blog/tirando-mais-duvidas/ Recém Formada em medicina tira dúvidas: Sou...

Aposentadoria, plano de saúde

02/03/2016 12:39
    Aposentadoria, planos de saúde Quero tirar algumas...
Itens: 16 - 19 de 19
<< 1 | 2 | 3 | 4