Aposentadoria, plano de saúde

02/03/2016 12:39

 

 

Aposentadoria, planos de saúde

Quero tirar algumas dúvidas:

- Em relação a saúde. Como funciona? É através de convênio médico? Tem assistência pelo governo? É caro? 

- como funciona a aposentadoria? 

 

Oi!

* Saúde é algo à parte...Na Alemanha, todos, até o último mendigo (desculpe dizer assim) tem plano de saúde – acho que a única exceção são os estrangeiros que não estão regulares, eles realmente não têm plano. A diferença é que a grande maioria dos planos é subsidiada pelo governo e uma minoria é de fato particular. Por isso os pacientes são divididos grosseiramente em "particular" (privat) ou "não-particular" (nicht privat). Em qualquer situação, como residente o hospital que te emprega paga metade do valor mensal do seu plano. Os filhos ficam segurados pelos pais, desde o nascimento, quase que automaticamente. Ou seja, se você é particular, eles também serão. Se não, ficam no grupo dos pacientes gerais. Sobre ser caro ou não, depende. Sei de gente que paga absurdos no Brasil e, quando necessário, o plano não cobre isso, não cobre aquilo...Para mulheres os valores são mais altos. Eu, particularmente, sou do grupo "particular" , e até agora não tive problemas com coisas extras que precisei na gravidez (drenagem linfática, por exemplo, e atendimento por doula), por exemplo. 

Eles oferecem bônus de 50 euros por ano e até 125 euros por ano se você não fuma, faz esportes e tem IMC dentro da normalidade. 

Proporcionalmente, alguém que só vive de bolsa família paga 5 euros por mês pelos planos de saúde; quando eu não era particular, pagava 380 (proporcional ao meu salário), por isso decidi mudar para o particular, afinal, pagava quase a mesma coisa e tinha, digamos, menos procedimentos ressarcidos. Por outro lado, durante a licença maternidade de 1 ano, se vc estiver num plano subsidiado, não precisa pagar absolutamente nada. Se estiver num particular, paga tudo! Vai entender... Mas estou satisfeitíssima com meu plano e as crianças tb são particulares, como disse.

Os medicamentos receitados são ressarcidos pelos planos particulares, mas, no caso dos subsidiados, o paciente paga 5 euros por receita (só pode listar no máximo 3 medicamentos por receita) e o governo paga o restante do valor.

 

* Aposentadoria para médicos, especificamente: existe um grupo particular estadual que administra os planos de aposentadoria para médicos. Metade paga você e metade seu chefe. Também existe o plano do governo, como o antigo INSS do Brasil. Mas esse vc só recebe algo se pagar a contribuição por, pelo menos, 5 anos. Os médicos ficam liberados de ter esse plano "semi-obrigatório" de aposentadoria do Governo. Também tenho um plano particular de aposentadoria acoplado ao de desemprego/invalidez. Custa 160 Euros por mês. 

Aposentadoria acontece atualmente para os nascidos a partir de 1961 aos 67 anos. Compulsória, aos 70 anos. Mas é permitido sair antes, desde que você pague, digamos, uma "multa". Como profissional liberal, obviamente, você pode parar quando quiser.

 

Acho que é isso.

Qualquer coisa, estamos aí!

Abraço!

 

Lídia

Contato

Médica brasileira na Alemanha

Blog

INFORMAÇÕES BÁSICAS

03/03/2016 05:46
cms.medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/news/informacoes-basicas/ Cidad

Na Alemanha com família

03/03/2016 05:41
    Olá flor tudo bem? Sou esposa de médico. Estamos com planos...

Tirando mais dúvidas.

03/03/2016 05:17
  blog/tirando-mais-duvidas/ Recém Formada em medicina tira dúvidas: Sou...

Aposentadoria, plano de saúde

02/03/2016 12:39
    Aposentadoria, planos de saúde Quero tirar algumas...
Itens: 16 - 19 de 19
<< 1 | 2 | 3 | 4