Estou muito interessada em fazer internato ou especialização na Alemanha. Estou no 5° período, mas sei que preciso providenciar isso o quanto antes. Não falo alemão, nem fiz intercâmbio ainda, mas queria fazer o internato fora do país porque não quero perder um ano de faculdade e penso em poder aproveitar e fazer o internato na Alemanha.
O que você me aconselha? Devo fazer um intercâmbio para ficar "mais fácil" depois ou existe possibilidade de estagiar e aproveitar meus 2 anos de internato na Alemanha?
Bom, primeiro tenho que te dizer que Internato e Especialização são beeeem diferentes quanto à forma de se conseguir.
* Internato: não precisa falar alemão para vir. Inicialmente, o ideal seria ver na sua faculdade se há algum programa de intercâmbio oficial ou se algum professor teria contato direto aqui na Alemanha. E você precisa da autorização da sua universidade, obviamente, para ficar. Mas, geralmente, se você tiver sido aceita (aqui precisa falar com o setor de estudantes estrangeiros da Universidade em questão).
Nesse caso, se tiver bolsa, ótimo. Se não, os custos ficam com você.
Ponto positivo: contatos no internato abrem portas para a residência e/ou doutorado, e você pode aprender alemão paralelamente.
* Especialização: imprescindível ter nível C1. Sem isso, fica tudo mais complicado. Não há prova, antes, análise de currículo e entrevista. Claro, se tiver feito pelo menos parte do Internato na Alemanha isso já te ajuda bastante e é visto como grande vantagem. E nível C1 é mínimo... pense assim: você precisa ser pelo menos tão bom como os alemães, principalmente nas mais concorridas.
Um estágio mesmo como ouvinte sempre ajuda.
Espero que tenha ajudado...
Abraço e boa sorte,
Lídia