Precisa de Mestrado?

Na Alemanha não tem Mestrado para médicos. Geralmente, eles começam a tese já na faculdade, principalmente se for experimental, mas entregar a tese e apresentá-la só depois de formado. Ou seja, a graduação é pré-requisito para o Doutorado. E só.

Você também pode começar com o Doutorado e depois entrar num programa de Residência (na verdade, essa é a via clássica...).

Dependendo do tema ou do departamento que vc tenha interesse, eles te oferecem um tema. Ou seja, não precisa quebrar a cabeça pra levar um projeto semi-pronto. O mais importante são os contatos, principalmente o orientador. 

Doutorado também é bem descomplicado: não tem "disciplinas" como no Brasil, nem tempo determinado. Isso significa que vc fica meio "sozinha"; vc determina o tempo e a velocidade em que desenvolve seu projeto. Eu terminei o meu (experimentos, estatística, tese) em seis meses, mas foi dedicação exclusiva, sem bolsa (exatamente pq queria terminar o quanto antes... com bolsa fica meio que "atrelado" a um tempo mínimo). Por sinal, praticamente não existe "Bolsa de Doutorado" aqui. Geralmente quem tem bolsa vem de fora...

Você pode também simplesmente "na cara de pau" pedir um doutorado. Via de regra todo departamento tem uns temas engavetados para oferecer como tese de doutorado.

 

A respeito do Doutorado, mais detalhes...

* Na Alemanha, pode apenas com a graduação já escrever sua tese de doutorado. Praticamente não existe Mestrado para médicos (para biólogos, farmacêuticos, sim, mas para médicos não). 

* Aqui não há "parte teórica" do Doutorado; entra direto na parte prática, experimentos, estatística etc. E não é atrelado a outros programas da faculdade; ou seja, vc fica bastante sozinho, o que por um lado te dá a facilidade de imprimir a velocidade que você quiser (no meu caso, seis meses no total), mas ao mesmo tempo precisa entender que quase tudo depende de você. Menos o tema: geralmente, em todo departamento eles podem te oferecer algum tema para doutorado.

 

* Você também pode vir com bolsa brasileira de doutorado (DAAD, Capes/Ciência sem Fronteiras).