Antes de mais nada preciso esclarecer alguns detalhes especificamente sobre Dermatologia.
* A escola europeia de Dermatologia, principalmente a alemã, é TOTALMENTE diferente da escola americana (a que o Brasil segue). Aqui além da dermato clínica e cirúrgica, você tem dermato-oncologia, dermatoistopatologia (meu doutorado!), flebologia, proctologia, doenças autoimunes, alergologia, venerologia, além da estética e do laser. Por isso também a residência demora 5 anos - mas pra mim foi apaixonante!
Aqui também se internam bastante pacientes nos departamentos de Dermato - onde fiz Residência e Doutorado, por exemplo, na Universitätsklinikum Würzburg, eram mais de 60 leitos exclusivos para a Dermatologia, além de clínica-dia e ambulatório.
Se você quiser se tornar um residente, ter um Doutorado não seria um pré-requisito, mas ajuda bastante ao se candidatar como residente.
Infelizmente, Dermatologia está entre as especializações mais concorridas na Alemanha.
Veja no blog as especialidades:
https://medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/especialidades-medicas-e-mercado-de-trabalho/
Se interessar aqui está um link sobre os tipos de bolsa:
https://medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/blog/doutorado-na-alemanha-em-detalhes/
Nesse link há ofertas de doutorados online:
https://www.doktorandenboerse.info
Há a opção de se fazer um estágio como ouvinte no departamento que deseja e então perguntar por um projeto de doutorado. Porque eles sempre tem um na gaveta dando sopa pra quem perguntar!
Quanto ao fato se só inglês basta: depende. Os editais dos programas de doutorados sempre mudam, então peço encarecidamente que olhe direto no site do DAAD ou do Ciência sem Fronteiras.
Espero que tenha ajudado!
Lídia