temas disponíveis para Doutorado na ALEMANHA, inclusive para dermato? 

 

Antes de mais nada preciso esclarecer alguns detalhes especificamente sobre Dermatologia.

* A escola europeia de Dermatologia, principalmente a alemã, é TOTALMENTE diferente da escola americana (a que o Brasil segue). Aqui além da dermato clínica e cirúrgica, você tem dermato-oncologia, dermatoistopatologia (meu doutorado!), flebologia, proctologia, doenças autoimunes, alergologia, venerologia, além da estética e do laser. Por isso também a residência demora 5 anos - mas pra mim foi apaixonante! 

Aqui também se internam bastante pacientes nos departamentos de Dermato - onde fiz Residência e Doutorado, por exemplo, na Universitätsklinikum Würzburg, eram mais de 60 leitos exclusivos para a Dermatologia, além de clínica-dia e ambulatório.

 Se você quiser se tornar um residente, ter um Doutorado não seria um pré-requisito, mas ajuda bastante ao se candidatar como residente.

 Infelizmente, Dermatologia está entre as especializações mais concorridas na Alemanha. 

Veja no blog as especialidades:

 https://medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/especialidades-medicas-e-mercado-de-trabalho/

 

 Se interessar aqui está um link sobre os tipos de bolsa:

https://medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/blog/doutorado-na-alemanha-em-detalhes/

 

Nesse link há ofertas de doutorados online:

https://www.doktorandenboerse.info

Há a opção de se fazer um estágio como ouvinte no departamento que deseja e então perguntar por um projeto de doutorado. Porque eles sempre tem um na gaveta dando sopa pra quem perguntar!

 

Quanto ao fato se só inglês basta: depende. Os editais dos programas de doutorados sempre mudam, então peço  encarecidamente que olhe direto no site do DAAD ou do Ciência sem Fronteiras.

 

Espero que tenha ajudado!

Lídia