Documentos necessários


Primeiro, você pode como porta de entrada para a Residência Médica começar com um Doutorado na Alemanha.

 

Aqui nesse post tem como se procura um doutorado em detalhes: https://medica-brasileira-na-alemanha.webnode.com/blog/doutorado-na-alemanha-em-detalhes/

 

O mais importante é definir se vc quer ir com ou sem bolsa de Doutorado do Brasil. Porque se sim, vc tem que ficar antenado nos editais dos programas de Doutorado do DAAD e do Ciências sem Fronteiras. Por outro lado, se vc quer fazer sem bolsa mesmo, pode entrar diretamente em contato com o chefe do departamento onde pretende fazer o Doutorado e perguntar se ele teria alguma tese em "oferta". Geralmente eles têm.

 

Melhor ainda seria se viesse fazer um estágio no departamento que deseja se candidatar e então perguntar pela possibilidade de um Doutorado. Aí é mais certo.

 

Cada universidade tem critérios quanto a quais documentos são necessários para aceitação dos doutorandos. Na minha, onde fiz Residência e Doutorado em Dermatologia, Universitätsklinikum Würzburg, eles pediam Certificado de Conclusão do Segundo Grau, Diploma de médico, Histórico da Faculdade e Carta Aceite do Departamento - obviamente, tudo traduzido para o alemão por tradutor juramentado. Esses documentos foram avaliados por uma comissão, e então recebi um contrato de doutoranda com a universidade (sem data para terminar, por sinal). 

 

Outra observação é que sua universidade no Brasil (caso tenha uma) não precisa ter convênio algum com o departamento daqui.

 

São 5-6 anos de Residência.

 

Espero que tenha esclarecido e se houver mais dúvidas é só escrever pra gente.

Lídia Poppe