Faculdade com sistema de módulo - dicas para tradução

 

PROVA DE EQUIVALÊNCIA, ONDE MORAR NA ALEMANHA COMO IMIGRANTE, FACULDADE COM SISTEMA DE MÓDULOS

Estou no quarto ano de Medicina, e gostaria de tirar algumas dúvidas- às quais não encontrei resposta na internet- contigo.

1. Eu pesquisei sobre o processo de residência médica na Alemanha, e encontrei alguns sites de companhias que assessoram na busca pelo emprego e no processo de revalidação e residência médica nas clínicas na Alemanha, uma delas foi essa: https://www.pigas.org/medical-specialization/ Você conhece ou sabe dizer se é confiável?

2. A minha faculdade funciona pelo sistema de módulos. Ou seja, no currículo, ao invés de, por exemplo, ''Dermatologia'' ou ''Pediatria'', as disciplinas são ''assistência à saúde do adulto 1'' (que engloba Dermato e outras) ou ''assistência à criança'' (que engloba as disciplinas de Pediatria, Cirurgia pediátrica). Você acha que isso dificultaria no reconhecimento do meu histórico escolar na Alemanha?

3. Você recomenda algum material específico par estudar para o Gleichwertigkeitsprüfung, o teste oral que você fez?

4. Eu estive lendo alguns fóruns na internet, e alguns estudantes de medicina alemães sugeriram ao pessoal não ir para a região de Leipzig ou na região Leste (com exceção de Berlim), porque ocorreriam ataques a imigrantes nessas regiões. Você sabe dizer se isso é verdade ou qual a região mais tranquila no país para imigrantes?

 

Desculpe a quantidade de perguntas, mas é que realmente as informações sobre o processo na Alemanha são bem escassas na internet, mesmo em sites internacionais. Tenho interesse na área de Anestesiologia.

 

Obrigado desde já!

 

Sobre suas dúvidas:

1. Confesso que ainda não tinha ouvido falar especificamente desse serviço de consultoria que você citou, não utilizei nenhum deles e não conheço ninguém que tenha usado (na Dermato há muitos poucos estrangeiros...), então fica difícil dizer ou garantir que eles sejam de confiança. O site deles pareceu legal, bem estruturado e as informações gerais estão corretas, mas a gente sabe que isso não é garantia de nada. Por que vc não fala com eles por telefone, ou por email e pede mais informações gratuitamente? Também listei outros sites de consultoria no blog, mas eles estão quase todos em alemão...

 

2. Pode ser que dificulte sim. Peça para, se possível, listarem em parênteses as disciplinas envolvidas, porque os alemães não terão a mínima noção do que significa "ärztliche Konsultation des erwachsenen Patienten 1" (tradução direta de "assistência à saúde do adulto 1"), e, consequentemente, vc pode ficar em desvantagem por isso. Se vc colocar as disciplinas estudadas facilitaria bastante a compreensão.

 

3. Na verdade, não precisei fazer a Gleichwertigkeitsprüfung. 

O meu currículo da UFC foi aceito sem ressalvas tanto no Doutorado, como na Residência e para a Approbation aqui, na Bavaria. 

Mas tive amigas que precisaram fazer o teste em outros Estados (Berlim, NRW, Lübeck...) - e, não se iluda, essa é a regra. Todas acharam a prova fácil. 

Você pode estudar pelo caminho longo, que significa pelos livros "Herold - Innere Medizin" para Clínica Médica (tem App tb), ou "Müller - Chirurgie" para Cirurgia. Novos eles custam cada um ca. 35 euros. Mas são bem detalhados, praticamente sem figuras, e demandam tempo. Outra opção também completa é o  ALLEX (olha o link do Amazon: https://www.amazon.de/AllEx-Alles-fürs-Examen-Kompendium/dp/313146951X). 

Há versões mais rápidas tipo um "Medcurso" que se chamam MEX Klinik (https://shop.elsevier.de/medizinstudenten/mexklinik-buch/9783437410956/) ou também a linha "Innere Medizin - In Frage und Antwort" (https://shop.elsevier.de/medizinstudenten/innere-medizin-in-frage-und-antwort-buch/9783437415043/) e o "Chirurgie - In Frage und Antwort" (https://www.elsevier.de/plusimweb/bookinfo?content=978-3-437-42564-6), da Editora Elsevier, que são mais resumidos e específicos para provas orais, como a Gleichwertigkeitsprüfung. 

Mas, sério, eles procuram principalmente ver se você se comunica bem em alemão, e menos se vc é o primeiro lugar da sua turma....

Vantagem é que a Approbation é dada logo depois da prova; diferente do meu caso, que esperei 4 anos pela Approbation automática, sem prova. Com a Approbation você tem a liberdade de se candidatar a qualquer vaga em qualquer lugar da Alemanha, ao passo que, sem ela, você fica restrito a uma região de um Estado na Alemanha, porque só detém uma autorização regional. 

Ou seja: a prova não é bicho de sete cabeças, e oferece a vantagem da autorização nacional se você for aprovado logo após, sem tempo de espera.

 

4. Infelizmente é verdade - nos Estados que eram da antiga Alemanha Oriental há um movimento de Direita Extremista que possui similaridades com o Nacional-Socialismo. Também por isso há uma certa antipatia com a entrada de médicos estrangeiros nesse lugares onde, paradoxalmente, mais necessitam de médicos. 

Berlim, no entanto, é bem aberta a estrangeiros, assim como as demais regiões outrora pertencentes à Alemanha Ocidental.

 

Sobre Anestesiologia: as chances são excelentes. É um serviço de alta rotatividade, boas opções de emprego e que tem ótima aceitação de médicos estrangeiros. São no total 5-6 anos de Residência Médica.

 

Espero que tenha ajudado!

Boa sorte e tudo de bom, precisando estamos aqui!

 

Lídia