Sou médico brasileiro pensando em ir para Alemanha, para fazer uma especialidade cirúrgica, Estou reconhecendo titular na Espanha antes para ver se tem alguma vantagem, pretendo morar na Bavária, é muito difícil que te aceitem em uma vaga?
Na verdade quero ir para Europa pelos mesmos motivos que você, segurança e qualidade de vida apesar dos salarios mais baixos, fazer um
Facharzt na Alemanha também facilita por exemplo trabalhar na Suíça posteriormente o que é meu foco. Terminei ensino médio em Genebra já falo um pouco de alemão.
Oi!
Sobre o seu caso: tendo seu título reconhecido na Espanha há uma chance de que ele seja quase "automaticamente" aceito na Alemanha.
Mesmo assim é importante que já se tenha uma vaga concreta para trabalho – faz diferença se já fez residência completa na Espanha, ou se vai começar uma.
As especialidades cirúrgicas, com exceção de Urologia, Otorrino e Plástica, mais concorridas, são bastante abertas a estrangeiros. Na Bavaria, onde também estou, há Hospitais Universitários e outros centros que oferecem vagas de especialização.
É... trabalhar na Suíca como residente é complicado, já que a concorrência é grande (a não ser em Clínica Médica, sei que nela são oferecidas várias vagas) e são poucas as vagas. Mas com o Facharzt da Alemanha existe o reconhecimento automático, e existem até agências que organizam para os especialistas alemães irem para Suíça trabalhar no hospital ou em consultório.
Ter tido essa experiência na Europa com certeza ampliou seus horizontes.
Acredito que fazer um estágio como ouvinte já ajuda muito para ver se é a sua mesmo.
Se precisar de ajuda, estamos aí!
Boa sorte!
Lídia