Doutorado: Alemanha X Brasil

Sobre doutorado -> Há duas possibilidades:

1. Com bolsa do Ciencias Sem fronteiras, ou do DAAD: dura entre 1-3 anos, é em um determinado departamento e a bolsa é geralmente de 1000 euros/mês. 

2. Sem bolsa: você pega um contato aqui, se inscreve na universidade como doutorando e faz a pesquisa e escreve a tese, depois defende. Ou seja, depende de quão rápido você e seu orientador são. Por isso terminei o meu em 6 meses. Mas tem gente que faz por 3 anos e ainda não terminou....tem que escrever e defender em alemão. Não tem disciplinas no doutorado, como no Brasil, você faz tudo sozinho. não tem nada de internato, nada de rodar em departamentos não. É pura pesquisa.

Aqui só é doutor quem tem doutorado, é um título adicionado ao nome. É levado muito a sério (não é como no Brasil). Se você não tiver doutorado e alguém te chamar de doutor, você tem que corrigir e dizer: não, não sou dr., sou sr. fulano de tal.

Na bolsa de residência de 3 mil paga-se imposto sim. No fim você recebe líquido inicial sem plantões (primeiros 3 meses não tem plantões) 2200 euros. Detalhe: você é exclusivo como residente, não pode trabalhar nem dar plantão extra... quer dizer, poder até pode, mas precisa de autorização da universidade.











PS: tem festa de Doutorado no final, olha a foto :)