Com cidadania alemã.

Sendo brasileiro com cidadania alemã, como fica? 

Olá Lídia,

primeiramente, parabéns pelo trabalho voluntário, fiquei já bastante informado através do seu Blog, porém gostaria de esclarecer algumas dúvidas pessoais.

Eu sou brasileiro com cidadania alemã, finalizei minha graduação em Medicina em São Paulo e pretendo tentar fazer a residência médica na Alemanha. Morei na Alemanha por 8 anos já antes de fazer a faculdade, inclusive meu colegial (ensino médio) foi feito em Munique.

Entrei em contato com o Anerkennungsstelle em Munique e me foi passado a informação de que eu deveria fazer a prova do Goethe Institut e obter C1 para depois dá entrada na Approbation. Esta informação procede mesmo ou por acaso tem outro caminho, e se sim, qual seria o melhor até a residência médica?

Desde ja agradeço Lídia, muito obrigado e muito sucesso. Este País é maravilhoso.

 

Respondendo:

Nossa, você já tem muita coisa que facilita sua vida burocrática por aqui!

Sobre suas dúvidas, fica assim...

* na verdade basta qualquer forma de se provar que você tem nível C1,  qualquer prova de nível, sendo que a do instituto Goethe e a mais tradicional.

* hoje em dia a gente pede tanto a autorização regional para clinicar como a approbation desde que tenha uma carta de aceite para trabalhar.

Alguns pontos: já reconheceu firma das assinaturas do seu diploma? Precisa fazer isso antes de traduzir para o alemão. Além disso eles pedem alguns outros documentos, como nada consta da polícia federal, às vezes do conselho regional local do Brasil e também histórico da faculdade.

Espero que tenha ajudado.

Abraço,

Lidia