Cidadania alemã ajuda?

Olá, tudo bem? Vi seu e-mail num blog onde você explicava um pouco sobre o seu processo de entrada na Alemanha como médica.

Sou estudante de Medicina, estou no 9º período e me formo em janeiro de 2017. Ultimamente tenho pensado em ir para a Alemanha e tentar residência por aí. Ainda não tenho certeza da especialidade que devo seguir, mas estou mais inclinada para GO, dermato ou endocrino. Estou estudando alemão há 1 ano e meio, que foi quando comecei a pensar em ir para fora, ainda estou num nível fraco do alemão acredito, mas pretendo terminar a faculdade pelo menos com um B2.

Como é o processo de revalidação do diploma aí? Vi que vc comentou mais sobre o processo na Bavaria e é bem onde eu penso mais em ir, gostei muito dessa região e minha irmã morou aí por 3 anos. Penso talvez em ir pra Munique, pois minha Universidade tem um esquema de parceria com uma universidade de lá, quero ver se consigo alguma indicação com isso.

O que vc me diz sobre isso? Tem mais alguma dica para mim?  Tenho cidadania alemã, isso me ajuda em alguma coisa?

Vielen Dank im Voraus :)

 

Oi!

Vou tentar responder suas perguntas numa ordem meio inversa por conta do grau de importância delas :).

* Sim, sua cidadania alemã ajuda - e muito. Seu visto de trabalho fica garantido e você não fica sob pressão de ter que ficar renovando o visto vinculado ao trabalho. Mas...

* se fez a faculdade no Brasil, o processo de reconhecimento de diploma é o mesmo de quem não estudou na União Europeia (EU). Ou seja, dois caminhos basicamente: 1. seu programa de disciplinas traduzido por tradutor juramentado vai ser analisado junto com diploma brasileiro e pode ser reconhecido sem problemas (como foi o meu caso..) ou vc terá de fazer uma prova de reconhecimento de diploma, prova oral. OU 2. vc reconhece seu diploma por Portugal e pede reconhecimento na Alemanha através de Portugal. Um pouco mais complicado, mas teoricamente válido. De qualquer forma você recebe uma autorização estadual para clinicar por uns 18-24 meses, que pode ser renovada até 7 anos (tempo máximo). Paralelamente pode pedir a "Approbation", é uma extensão dessa autorização estadual a nível nacional. Meio complicado, mas é assim ainda no momento... 

* Tem também o Blue Card, que facilita o visto de trabalho, mas como vc já é cidada alemã acho que não se aplica.

* Se sua faculdade tem vínculo com a LMU ou TU de Munique, venha pra cá! Faça um estágio, ou parte do internato, com ou sem bolsa! Isso facilita em muito sua vida... Porque como a seleção de residente é feita via análise de currículo e entrevista, se eles já te conhecem no serviço, isso aumenta em muito suas chances. Aí quem sabe você engata um doutorado, ou mesmo direto a residência desejada?  Não perca essa oportunidade!

* Nível B2 já seria muito bom, Caroline. Mas para médicos estão exigindo C1, apesar de "por lei" o B2 ser suficiente. Eu quando me candidatei já tinha o C2, isso facilitou bastante. Se vier pra Munique, aproveita e faz um curso de alemão intensivo paralelo, foi como aprendi mais!

* Sobre as residências que te interessam a mais tranquilo de entrar é GO, sem sombra de dúvida. Dura entre 5-6 anos. Endócrino fica em segundo lugar, mas aqui você começa por Clínica Médica. No final, uns 6 anos. Dermatologia está entre as mais concorridas atualmente, e dura 5 anos. Mas se vc for conhecida no serviço já te ajuda.

Espero que tenha Esclarecido algumas coisas. Se tiver mais dúvidas é só dar um toque!

Abraço! 

 

Lídia

Contato

Médica brasileira na Alemanha

Blog

Custo de vida básico na Alemanha

02/04/2018 17:05
Sobre os custos básicos de vida na Alemanha   Oi, gente querida! Espero...

Gratidão

01/08/2017 17:31
É sempre gratificante receber o retorno de pessoas que acompanham o Blog....

Ensinar é sempre um prazer

26/07/2017 12:31
    Aqui na Alemanha também podemos, como no Brasil, oferecer cursos...

SOBRE DINHEIRO...

17/01/2017 11:42
Let's talk about money:  Muitos me perguntam "quanto ganha um...

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

17/01/2017 11:40
  Estou compartilhando essas novas e importantes informações que recebi...
Itens: 1 - 5 de 19
1 | 2 | 3 | 4 >>